Páginas

sábado, 31 de março de 2012

Entre Passos e Notas: o Merengue

merengue é a dança nacional dominicana, mas também conhecida em Porto Rico, Haiti, Venezuela e Colômbia, na qual um dos pés marca o tempo e o outro é arrastado no chão. As suas origem são crioulas, tendo sido levada pelos escravos da África Austral (Angola), para os novos territórios das Américas, a sua primeira referência escrita data do século XIX. 
O estilo mais popular do merengue é habitualmente interpretado por um amplo conjunto de instrumentos que inclui vários saxofones, acordeões, trompetas e teclados, comvocalistas divertidos. Ao nível coreográfico, o merengue apresenta passos fáceis e rápidos, dançados por casais entrelaçados.

Origem:As origens do Merengue são muito discutidas. Entre as opiniões diferentes sobre o tema encontramos: 

1) Foi Alfonseca quem inventou o Merengue (Segundo Flérida de Nolasco).
2) Sua origem e aparição se perde nas brumas o passado (Julio Alberto Hernández).
3) Nasceu com caráter de melodia criola após a batalha de Talanquera onde triunfaram os dominicanos (Rafael Vidal).
4) Parece que o Merengue provem de uma música cubana chamada UPA, que passou por Porto Rico, de onde chegou a Santo Domingo em meados do século passado (Fradique Lizardo). 

Aparentemente essa última versão é a mais próxima da verdade. Entre 1838 e 1849, a dança chamada "Upa Habanera" (Upa de Havana) fez seu caminho no Caribe sendo bem-vinda em Porto Rico. Um dos passos desta dança era chamado de merengue e isso denominou a dança quando aportou em solos dominicanos. Permaneceu desconhecida para muitos até que o coronel Alfonseca escreveu letras para a nova música. 
Em 1844, o merengue ainda não era popular, mas em 1850 estava em voga, tirando o lugar antes ocupado pela tumba. Nesta época, os jornais de Santo Domingo iniciaram uma campanha contra o merengue em favor da tumba. A alta sociedade não o aceitava pois as letras eram vulgares, descendiam de negros africanos e não tinham caráter religioso. Mas aos poucos, o merengue foi ganhando espaço.
No começo do século 20, alguns músicos tentavam introduzir o merengue nos salões de bailes, porém ainda encontravam resistência da alta sociedade que não aceitava as letras das músicas. Em 1930, Rafael Trujilo usou as músicas em sua campanha presidencial através das rádios. Uma família aristocrática pediu para Luiz Alberti para escrever uma letra decente e fez "Compadre Pedro Juan" que não foi só aceita pela sociedade como tornou-se um sucesso. A partir daí, o ritmo tornou-se muito popular e passou a ser dançado em muitos lugares do Caribe e América do Sul.
Atualmente, o merengue, assim como a sua prima salsa, sofreu influências norte americanas, como a de grandes bandas. Os instrumentos mudaram, mas o ritmo continua inconfundível. A dança é muito alegre e contagiante, com passos fáceis que permitem a cada dançarino se expressar através de seu gingado.


Dança: A coreografia do Merengue se reduz ao seguinte: O homem e a mulher entrelaçados se movimentam lateralmente no que se chama "passo da empalizada", logo podem dar voltas para a direita ou para a esquerda. Isto costitui o verdadeiro "Merengue de salão", no qual os pares não se separam jamais. Existe também o que se conhece com o nome de "merengue de figura" no qual os pares faziam muitas evoluções e adornos ou "floreios" como se chamava, porém sempre sem soltar-se. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário