Páginas

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Dica de Livro

Livro: O Enigma do Oito
Autor: Katherine Neville
Editora: Rocco
Ano: 2010





" — Já lhes disse que nossas vidas correrão grande perigo se permanecermos na abadia — respondeu a abadessa, após um sorriso. — Já lhes disse que os soldados franceses saíram a campo para confiscar os tesouros da Igreja, que estão fazendo isso neste exato momento. Já lhes disse que um tesouro de imenso valor e, talvez, de igual imensidade maligna foi enterrado entre as paredes desta abadia. Então, acho que não as surpreenderei muito se lhes revelar que o segredo que jurei guardar no coração, quando assumi a direção da nossa casa, foi o segredo do Xadrez de Montglane. Ele continua oculto entre as paredes e o chão desta sala em que estamos, e só eu sei a localização exata de cada peça e do tabuleiro. É nossa missão, minhas filhas, remover tais instrumentos do mal, espalhá-los ao máximo, de forma que o conjunto nunca mais seja reunido e nem chegue às mãos de quem busque o poder. Porque o Xadrez contém uma força que transcende as leis da natureza e a compreensão do homem."

O enigma do oito é um livro fantástico, que fascina o leitor do início ao fim. 

A trama se desenvolve em torno do lendário Xadrez de Montglane, que, no século VIII, teria sido dado de presente a Carlos Magno por um governador muçulmano de Barcelona. Logo se percebe que não se tratava de um xadrez comum: além de seu tabuleiro ser inteiramente confeccionado em ouro e prata e suas peças, de metais preciosos, terem incrustações de safiras, rubis, esmeraldas e diamantes, há uma fórmula secreta escondida no Xadrez.

Quem tiver o Xadrez em suas mãos terá acesso a essa fórmula, que detém um poder incomensurável. Por esse motivo, o tabuleiro e todas as suas peças foram escondidos entre as paredes e o piso da abadia de Montglane, na França, onde passou aproximadamente 10 séculos, até que, no período da Revolução Francesa, foi aprovada a Lei do Confisco, que permitia ao Estado apoderar-se dos bens da Igreja, obrigando as freiras a retirarem o Xadrez de seu milenar esconderijo.

 Assim, a abadessa distribui as partes que compõem o Xadrez entre freiras e duas noviças, que deverão se espalhar pelo mundo. Essas duas noviças são Mireille e Valentine, primas órfãs que serão enviadas para Paris e ficarão responsáveis, devido à sua posição privilegiada, por ajudar as freiras que forem encontradas e precisarem de um lugar para onde fugir. O que a abadessa não imagina é que as duas noviças, em Paris, também estarão mais próximas do bispo de Autun, conhecido como um homem ambicioso e mau,  presidente da Assembleia que aprovou a Lei de Confisco e, claro, interessado pelo Xadrez de Montglane. Elas enfrentarão muitos perigos e arriscarão suas vidas para proteger esse segredo.

Enquanto isso, o livro também narra as aventuras da jovem Catherine Velis, na década de 70 do século XX. Ela é a primeira mulher admitida como executiva por uma das oito maiores empresas do mundo no ramo de consultoria contábil, e havia muitas pessoas (inclusive na própria empresa) que não gostavam disso. Quando a senhorita Velis se recusa a agir de maneira ilegal com um cliente, por retaliação da empresa, é enviada para a Argélia, para trabalhar na (ainda pouco conhecida) OPEP, Organização de Países Exportadores de Petróleo.

Mas, antes de fazer a viagem, ela se aproxima de Lily Rad, filha de um grande amigo de Catherine, que, a todo custo, tentava estabelecer uma amizade entre as duas moças. Lily é  uma garota rica, mimada e uma enxadrista obcecada, que, para desepero dos pais, não se importa com os negócios da família e não demonstra interesse por casamento. É ela quem pede a Catherine que a acompanhe a um torneio de xadrez que está cercado de mistérios...

Participará desse torneio Solarin, um famoso enxadrista soviético, que, há alguns anos, foi raptado no meio de uma competição na Espanha e obrigado a retornar à União Soviética, de onde não havia saído até aquele momento. A presença de Solarin, cercado por agentes da KGB, no torneio de Manhattan, causou surpresa e se tornou ainda mais intrigante quando seu oponente foi encontrado morto em um banheiro, após uma pausa na partida que disputava com Solarin. Esses fatos mostraram-se misteriosamente ligados às duas jovens, já que, ao saírem do torneio, Catherine e Lily encontraram o carro abandonado (o motorista de Lily desaparecera) e foram alvo de um atirador localizado em uma das janelas do clube onde estava acontecendo o torneio.

A partir disso, Catherine e Lily tornam-se alvos de algo (ou alguém) que elas desconhecem, mas que precisam entender, antes que percam suas vidas. Dessa forma, elas se veem envolvidas em um enigmático jogo de vida ou morte, em que pessoas representam peças de xadrez, peças essas que, pouco a pouco, estão sendo eliminadas por misteriosos adversários.

Alternando capítulos sobre a trama do século XVIII e a do século XX, o livro mostra como, ao longo dos tempos, reis, rainhas, religiosos, filósofos, entre outros, lutaram e arriscaram-se para ter o Xadrez em suas mãos. Uma narrativa fantástica, que mistura elementos da realidade e da fantasia, com personagens fictícios e reais, tais como Rousseau, Robespierre, Napoleão e muitos outros. Um livro repleto de ação, que,  unindo conhecimentos da área de História, Música, Matemática, Informática etc, cria um delicioso suspense até o xeque-mate. Uma leitura divertida e imperdível!


Obs: O livro tem continuação que recebeu o nome de ' O Fogo'


Beijos e obrigada pela visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário