Para comemorar o carnaval o ritmo escolhido foi o meu amado frevo, que tem origens no estado de Pernambuco, na cidade do Recife, no fim do século XIX.O ritmo mistura marcha,maxixe e elementos da capoeira e caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado e pelos seus passos acrobáticos,( 120 passos catalogados! )
A palavra frevo vem de ferver, por corruptela, frever, que passou a designar: efervescência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai-e-vem em direções opostas, como o Carnaval, de acordo com oVocabulário Pernambucano, de Pereira da Costa.
O carnaval do Recife também conta com o Galo da Madrugada que é um bloco carnavalesco que preserva as tradições locais. Eles tocam ritmos pernambucanos e desfilam sem cordões de isolamento. O desfile do galo da madrugada é um dos momentos para se ouvir e se dançar frevo no carnaval.
Frevo Canção= é derivado da ária (composição musical escrita para um cantor solista), tem uma introdução orquestral e andamento melódico, típico dos frevos-de-rua. É seqüenciado por uma introdução forte de frevo, seguida de uma canção, concluindo novamente com frevo.
São vários os seus intérpretes, sendo os mais conhecidos Alceu Valença e Claudionor Germano.
Frevo de Bloco= um frevo executado por orquestra de pau e cordas (geralmente composta por violões, cavaquinhos, banjos, bandolins, violinos, além de instrumento de sopro e percussão). É chamado pelos compositores mais tradicionais de "marcha-de-bloco".
No dia 9 de Fevereiro de 2007 foi comemorado os Cem Anos do Frevo com uma grande festa no Marco Zero do Recife.
Beijos e obrigada pela visita!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário